quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rico em Sabedoria e Entendimento


Para muitas pessoas essas duas palavras são sinônimos, ou seja, significam a mesma coisa ou que basta ser rico e não precisará de mais nada.
Segundo os dicionários: Sabedoria quer dizer: 1. Grande fundo de conhecimentos. 2. Saber. 3. Qualidade de sabedor. 4. Prudência. 5. Ciência. 6. Razão.
E Entendimento quer dizer: 1. Faculdade pela qual o espírito se apodera das ideias e as compreende. 2. Inteligência; juízo; razão. 3. Acordo; combinação. 4. Maneira de pensar. = ENTENDER, OPINIÃO.

Ouví uma vez a história de um homem em uma reportagem, aqui mesmo no Brasil, que havia ganhado num jogo patrocinado pelo Governo, milhões de reais em sua mão, mas seus trajes não aparentavam a condição que ele falará a tal entrevistadora. Então ao ser questionado sobre isso ele contou sua história.

Esse homem havia ganhado pouco mais de 30 milhões de reais, quando disse isso notou um sorriso sarcástico da entrevistadora, mas ele não se constrangeu ou intimidou-se, parecia se orgulhar do que falava, e continuou sua história e retirou de uma pasta um álbum com fotos dele em alguns lugares do mundo e com belas mulheres. E disse que havia ganhado uma fortuna, mas em pouco tempo havia gastado tudo com viagens e mulheres, dizia ele que tinha cardápio de comidas e de mulheres em todos os lugares do mundo que passava, com isso gastou todo seu dinheiro voltando para o interior do país, onde vive em uma pequena cidade e com menos de um salário mínimo.
Então ao ser questionado se tinha se arrependido de ter tomado esse rumo, a resposta sem titubear foi: — Não, e se eu ganhasse de novo eu faria tudo o que fiz.
Ou seja, mesmo sabendo que ficaria pobre de novo ele repetiria o feito. Ele tinha a riqueza nas mãos, mas lhe faltava alguma coisa...

Existe também outra história, dessa vez na bíblia que fala de um rei, um rei chamado Salomão. Salomão era ainda muito jovem e certo dia buscando a Deus em oração, Deus apareceu para ele e mandou que pedisse o que quisesse de todas as coisas que existia no mundo, riquezas, mulheres, reinos, etc. Salomão pediu a Deus apenas duas coisas, sabedoria e conhecimento, pois sabia que se caso precisasse julgar o povo o faria prudentemente. Como diz em 2 Crônicas 1: 7 e 10.

Então Deus gostando daquela nobre atitude daquele homem não lhe deu “só” sabedoria e conhecimento deu-lhe também: Riquezas, bens e honra qual nunca nenhum rei teve nem antes e nem terá depois dele. Como diz em 2 Crônicas 1: 12

Deus tornou Salomão o homem mais rico, mais sábio, o que tinha mais terras e mais honrado do mundo. Porque esse não só pensou em si, mas nos outros. Um dos momentos que pôs a prova a sabedoria do rei foi quando duas mulheres foram a ele, e uma dizendo que a outra havia lhe roubado o filho, pois o dela havia sido morto porque tinha deitado em cima dele durante a noite e então começaram a discutir e foram levadas ate o rei pelos soldados. O rei então mandou que lhe trouxessem uma espada e ameaçou cortar a criança ao meio para dar metade a cada mulher, já que não sabia de quem era aquela criança, foi quando uma das mulheres disse para não fazer, que fosse melhor dar a criança a outra mulher do que mata-la e a outra disse que se não era pra ser dela era melhor que não fosse de nenhuma das duas. Então o rei através da sua sabedoria e entendimento não cortou a criança e a deu a primeira mulher. Como diz em 1 Reis 3:16 a 28.



No primeiro caso o homem disse não se arrepender mesmo sabendo pra onde foi levado e podendo mudar o rumo da própria historia, afirmou veementemente que faria tudo de novo. Nota-se claramente a falta de sabedoria e a falta do entendimento do mesmo. Se o homem tivesse sabedoria e entendimento não estaria pobre, aquela repórter não teria debochado dele dando um sorriso sarcástico, a vida dele seria diferente a vida de seus familiares seria diferente, tudo seria diferente.
 E se o rei tivesse pedido riqueza a Deus ao invés de sabedoria e entendimento qual seria sua reação perante aquelas mulheres? Cortar a criança ao meio? Pagar com suas riquezas e ficar com a criança?  O que seria dele sem tais habilidades ou dons?
O homem do povo se importando em ter riqueza e um rei se importando em ter sabedoria, reflita sobre isso.

Nem sempre a solução dos nossos problemas é o dinheiro nem sempre o nosso problema é não ter o dinheiro, às vezes falta na gente à sabedoria e o entendimento para compreendermos o que nos aflige.

A bíblia diz: A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois a sabedoria emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. (Provérbios 4:7)

O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus. (Provérbios 3:19)

O livro de Provérbios foi escrito pelo rei Salomão e não por aquele homem que prefere a riqueza.


                                                                                                                 Por:Antonio Carlos F. Soares


Siga 10 no Facebook http://www.facebook.com/siga10

Nenhum comentário:

Postar um comentário